sábado, 23 de agosto de 2008

Atividade 3 - Ana Maria, Rosemara e Elisa


JOGOS OLÍMPICOS


Desde 2001, ano em que o Comité Olímpico Internacional (COI) elegeu Pequim como cidade anfitriã dos Jogos em 2008, que os chineses não pensam noutra coisa: mostrar ao mundo que a China já não anda só de bicicleta nem come só arroz.

A escolha do Império do Meio (Zhong Guo, como se designa em mandarim) para acolher o maior evento desportivo mundial encerrou inúmeras críticas ao longo do período de preparação, que se arrastaram praticamente até à cerimónia de abertura das Olimpíadas.

E razões nunca escassearam aos críticos: pelo regime político de partido único do Partido Comunista Chinês, pelo desrespeito pelos direitos humanos, pela quase nula liberdade de imprensa, pela subjugação das etnias tibetana e muçulmana uígur à maioria Han ou por 16 das 20 cidades mais poluídas do mundo serem chinesas.

"A História contemplará os Jogos como um marco na significativa transformação da China", apontou o belga Jacques Rogge, presidente do COI. Mas uma nova China não irá emergir agora, tal como ressurgiu em Outubro de 1949 quando Mao Zedong proclamou em Tiananmen a fundação da Nova China. Ou quando Deng Xiaoping ensaiou o discurso "enriquecer é glorioso" que acompanhou a abertura econômica no final dos anos 80 e que inundou o país de empresas e investimento do Ocidente, transformando-a na quarta maior economia mundial.

O que o mundo está para descobrir ainda é que a China não irá emergir dos Jogos porque já há muito está com a cabeça de fora. Quer pelo crescimento económico fulminante de dois dígitos que mantém, quer pelas cidades vibrantes e cosmopolitas que ergueu, quer seja por se tratar do país que mais gente retirou da pobreza nos últimos anos.



ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS 2008 PEQUIM


A cerimônia de abertura das Olimpíadas 2008, no Estádio Olímpico de Pequim, o Ninho do Pássaro, impressionou pela beleza e pela perfeição das coreografias e do ritual.

A festa da maior edição das Olimpíadas, com 205 países, durou quatro horas e dez minutos e foi grandiosa. Os chineses mostraram ter tido a preocupação em passar a idéia de harmonia, capacidade e riqueza de seu país e seu povo. Um dos recursos mais impressionantes foi o do pergaminho gigante com ideogramas chineses que se abria e se fechava no palco - num show de luzes e efeitos visuais - para retratar aspectos da história milenar da China.




Maurren Maggi medalha de ouro no salto em distância.

Maurren Maggi voa e garante a segunda medalha de ouro do Brasil por 1cm.
Com vitória no salto em distância, brasileira se torna a primeira mulher do país a subir ao lugar mais alto do pódio em esportes individuais.


SUJESTÃO DE AULA PARA O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Os alunos deverão fazer uma pesquisa em dupla com o tema:
Olimpíadas de Pequim x Olimpíadas de Atenas.
1. O trabalho deverá ter introdução e conclusão, e ser digitado todo ele em inglês no BrOfficer Writer, seguindo a configuração padrão da página, com formatação de caracteres Times New Roman, tamanho 12 normal e palavras estrangeiras em itálico.

2. Gráfico comparativo entre as duas últimas olimpíadas

3. Anexar imagens ao texto.

4. Fontes de pesquisa: http://www.google.com/, http://www.wikipedia.org/ , http://www.cade.com.br/ , http://www.altavista.com/

BIBLIOGRAFIA

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/olimpiadas_2008.htm
http://www.olimpiadas.etc.br/
http://oglobo.globo.com/esportes/olimpiadas2008/mat/2008/08/08/cerimonia_de_abertura_das_olimpiadas_de_pequim_show_de_luzes_efeitos-547637093.asp


Professoras: Ana Maria Del Sávio Stallivieri
Rosemara de Fátima Grandoto
Elisa Vieira Soares

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Nenhum comentário: