quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Atividade 2 Profe Cláudia Costa

Atividade 2
Avanços tecnológicos
O ser humano, dotado de sua inteligência, buscou formas, durante toda a história, de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar dificuldades. Podemos dizer que a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas

Com o inchaço da população, surgiu a necessidade de encontrar soluções para às diversas áreas encontradas na sociedade, como a comunicação entre as pessoas, melhorar os tratamentos de doenças, e criar maior rapidez no transporte para pessoas e suas mercadorias.

A comunicação avançou de acordo com a necessidade de interligar às pessoas, os sistemas de telefonia na área foram as que mais evoluiram rapidamente, como a criação de sistemas possíveis de conversar e se verem, entre vários participantes, mesmo eles localizados em diferentes locais.

As pesquisas na área da saúde sempre buscaram se superar perante as descobertas, encontrar curas e prolongar a vida, surgiram como vitais num mercado exigente. Utilizar técnicas para prevenção de doenças com vacinas, avançaram para evitar a morte de prematuros e prolongar a vida dos diabéticos. Utilização de coquetéis de remédios pelos aidéticos, colocam o Brasil em destaque, perante o primeiro mundo, como um dos mais interessados no bem estar de sua população.

O transporte evoluiu nos grandes centros, trazendo benefícios da comodidade e acessibilidade para qualquer cidadão, ir para lugares desejados, e cada dia mais rápido, chegando ao seu destino para desfrutar do local e não perder com a viagem. O preço deste benefício surgiu problemas, como a poluição e do caótico trânsito encontrado tanto nas grandes cidades, como nas cidades que vivemos.

Portanto, os avanços se mostram mais rápidos, de acordo com as necessidades de nosso tempo, a cada dia, se torna essencial se comunicar com facilidade, velocidade e qualidade. Transportes rápidos e acessíveis para todos viajarem a passeio ou trabalho.
Grandes linhas do imenso potencial abrem as novas tecnologias do conhecimento, e também novos perigos apresentam. A educação já não pode funcionar sem se articular com dinâmicas mais amplas que extrapolam a sala de aula. Da mesma forma, a economia já não pode funcionar de maneira adequada sem enfrentar a questão da organização social do conhecimento.
As tecnologias em si não são ruins. Fazer mais coisas com menos esforço é positivo. Mas as tecnologias sem a educação, conhecimentos e sabedoria que permitam organizar o seu real aproveitamento, levam-nos apenas a fazer mais rápido e em maior escala os mesmos erros. Achávamos que o essencial para desenvolver o país seria criar fábricas e bancos. Hoje constatamos que sem os conhecimentos e a organização social correspondente, construímos uma modernidade com pés de barro, um luxo de fachada que já não engana mais ninguém.
A mobilidade sempre foi uma das necessidades básicas da humanidade. Entretanto, não foi até a industrialização que a mobilidade ganhou uma nova dimensão. Invenções técnicas como os motores a vapor levaram ao desenvolvimento de meios de transporte como o trem, automóvel e avião. O crescimento da mobilidade individual nunca mais parou.

E assim foi uma das contribuições tecnológicas de Alberto Santos Dumont. Com o desejo de dominar os ares, encurtar as distâncias, após várias tentativas, conseguiu voar através do seu invento.

Precisamos encarar a tecnologia como um meio que favoreça o bem da humanidade e não a sua destruição.

Nenhum comentário: